Chegou ao fim o Campeonato Europeu das Profissões – EuroSkills Budapeste 2018. Hoje foi o dia decisivo para todos os concorrentes, com provas em fase de desenvolvimento fundamental para a consolidação do resultado.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional, enquanto entidade responsável pela representação portuguesa nos campeonatos das profissões, contou com a presença do Presidente no evento, António Valadas da Silva, bem como do Vice-presidente, Paulo Feliciano, que é também o Delegado Oficial da WorldSkills Portugal e ainda da Diretora do Departamento de Formação Profissional, Conceição Matos.
Pela primeira vez na história da participação portuguesa em campeonatos internacionais, uma equipa da RTP acompanhou a selecção nacional dando maior visibilidade aos jovens que optam pelas vias profissionalizantes e que, ao serem apurados para estas competições, espelham a qualidade da formação profissional desenvolvida em Portugal pelos diversos operadores, públicos e privados.
“Esta selecção de 19 jovens correspondeu ao elevado nível de exigência, naquele que foi o maior campeonato europeu até à data. Verificou-se um grande equilíbrio entre os concorrentes dos vários países, todos eles extremamente motivados e a dar o máximo.” palavras de Carlos Fonseca, o Delegado Técnico da WorldSkills Portugal, que se mostrou satisfeito e orgulhoso do desempenho da equipa portuguesa.
Terminadas as provas, aguardam-se os resultados com expectativa. Amanhã, na cerimónia de encerramento, serão conhecidos os novos campeões europeus das profissões.