Foi de 13 a 18 de novembro que decorreu a primeira semana de estágio para o Campeonato do Mundo das Profissões.
Apesar de se tratar da preparação para o mundial, a estrutura da WorldSkills Portugal já está totalmente envolvida na preparação para o próximo campeonato nacional, que se vai realizar na região Norte, em Santa Maria da Feira, em novembro do próximo ano.
Foi essa geografia que ditou a localização das 4 semanas de estágio para o WorldSkills Lyon 2024, tendo sido o Serviço de Formação Profissional de Vila Real a acolher a primeira delas.
Um dos objetivos de realizar as semanas de estágio em diferentes Centros de Formação Profissional do país é dar a conhecer os Campeonatos das Profissões às forças vivas das regiões anfitriãs. E a melhor forma de o fazer é em contexto real de treino, colocando concorrentes, jurados e organização à prova, num ambiente onde circulam visitantes e onde o ruído é uma constante.
Ao longo da semana, para além dos muitos jovens que foram conhecer os campeões de perto, foram várias as visitas institucionais.
Uma delas foi do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos e do Vice-Presidente, Alexandre Favaios.
“Vi uma grande motivação, um grande interesse e um grande gosto por aquilo que estão a fazer”, referiu o Presidente da Câmara no final da visita às provas. “A performance é elevada, aliás, os portugueses são conhecidos por fazer bem, desde que tenham formação para que tal aconteça, e este é um excelente exemplo de percursos de formação que darão, com certeza, profissionais extraordinários.” Rui Santos sublinhou, ainda, a importância da formação profissional para a nossa economia: “A formação é absolutamente fundamental para que as nossas profissões sejam valorizadas, para que os nossos profissionais possam ser bem remunerados, mas, também, para que a produtividade seja elevada. Isso gera um círculo virtuoso de quem contrata, de quem faz e de quem consegue alavancar a economia no seu todo.”
Para além dos representantes do executivo municipal, também o CINCORK – Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça, visitou o CEFP de Vila Real. Um dos objetivos desta visita foi lançar a primeira pedra para a integração de uma nova profissão no SkillsPortugal Norte 2024 – Desenvolvimento e Confeção de Artigos em Cortiça.
O CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, esteve igualmente presente e acompanhou o concorrente e jurado da profissão de Joalharia, que integram a seleção para o mundial. Por se tratar de uma profissão sem representação no campeonato europeu, esta é a primeira vez, neste ciclo 2023/2024, que participam de uma semana de estágio.
Sendo a WorldSkills Portugal uma estrutura do IEFP, a presença de elementos do Conselho Diretivo também se fez sentir. Para além de Ana Elisa Santos, Vogal do Conselho Diretivo, mas também Delegada Oficial da WorldSkills Portugal, também Bernardo Sousa, Vice-Presidente, visitou o Serviço de Formação Profissional de Vila Real e acompanhou a manhã do último dia de estágio para o WorldSkills Lyon 2024.
Bernardo Sousa passou por todos os postos de prova e conversou com concorrentes e jurados, que falaram das atividades em curso, da exigência de uma competição mundial e de como os campeonatos internacionais são uma via privilegiada para a recolha e posterior disseminação das mais recentes tecnologias e referenciais de formação.
No encerramento da 1.ª semana de estágio para o Campeonato do Mundo das Profissões, a Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Real, Doroteia Abraão, partilhou com a equipa a emoção que foi vivida de forma coletiva por todas as pessoas envolvidas: “Foi um desafio que aceitámos com alguma apreensão. Não sabíamos, de todo, o que seria esta semana, mas o desafio foi superado, assim como todas as nossas expetativas. Abrimos as portas à comunidade, à região, houve no ar muita juventude, mas tudo isto foi possível porque a equipa da WorldSkills Portugal e o trabalho que levam a cabo é de excelência e é exímio.”
No rescaldo de uma semana de intensa atividade e com os postos de trabalho arrumados e silenciosos, Doroteia Abraão acrescenta que “É com alguma nostalgia que os vemos partir, mas por outro lado também sentimos que nos deixaram um lastro de aprendizagem, de trabalho em equipa. Motivámos formandos e formadores, todos nós nos envolvemos, desde as pessoas do refeitório, aos vigilantes, aos técnicos de limpeza, aos técnicos do Serviço de Formação, a equipa de dirigentes. Temos a certeza de que podemos chegar mais longe com a vossa ajuda. Os campeonatos são uma grande caminhada, composta por muitas etapas, etapas essas que têm muitos degraus, repletos de aprendizagens. Mas conseguimos chegar lá, se quisermos.”
Ao receber a placa de Parceiros de Excelência, entregue por Gustavo Seia, Coordenador do Núcleo da WorldSkills Portugal, a Direção do Centro deixa os votos de sucesso a toda a equipa, a qual presenteou com uma lembrança desta primeira semana de estágio: “Bem-haja a todos vós por terem confiado, por acreditarem em nós, por estarem connosco. Muito sucesso para toda a equipa, mas, acima de tudo, para a razão de ser dos campeonatos – os concorrentes, a quem desejamos sucesso, certos de que já levam com eles uma mochila repleta de competências para um futuro profissional promissor.”
Gustavo Seia, Coordenador da WorldSkills Portugal, faz o balanço da semana:
“Por uma semana, o Serviço de Formação de Vila Real de Trás-os-Montes do IEFP, transformou-se no centro do mundo! No centro do mundo das competências e da excelência.
Quando chegámos e começámos a 1.ª semana de preparação da equipa portuguesa que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo das Profissões em Lyon – França, percebemos alguns olhares incrédulos na exigência e nos ritmos praticados.
O Serviço de Formação Profissional de Vila Real de Trás-os-Montes rapidamente percebeu, em nós, esta exigência e seriedade, e deu-nos a mão. Ficamos muito agradecidos pela ajuda e muito felizes com a entrega que verificámos aos Campeonatos das Profissões.
As semanas de estágio são essenciais na preparação da equipa WorldSkills Portugal para as competições internacionais das profissões. Foram relevantes para conseguir o 7.º lugar, em 32 países, na Europa e vão sê-lo para o Mundial. Demonstramos, assim, que a Formação Profissional em Portugal vai bem e que é uma excelente escolha na hora de decidir um percurso de vida.
Esta equipa enorme, que inclui todas e todos os colegas de Vila Real de Trás-os-Montes, ajudou a conseguir o melhor desempenho de cada jovem concorrente.
A Equipa WorldSkills Portugal dá sempre o seu melhor. Onde há competências, há um caminho!”