Depois de um percurso, que para alguns começou há dois anos, este é o momento. É agora que todo o treino e preparação se concretizam no desenrolar e no desfecho das provas.
Eles passaram por etapas de pré-selecção, eliminatórias regionais, um campeonato nacional e uma competição europeia antes de viajarem até à Rússia para competir com os melhores do mundo em 12 profissões.
Recordamos o elenco desta seleção de exceção:
- Sónia Caetano e Pedro Simões, do CENFIM – Torres Vedras, em Mecatrónica
- Francisco Alves Oliveira, do CENFIM – Porto, em Desenho Industrial – CAD
- Rui Carvalho, do CENFIM – Trofa, em Fresagem CNC
- André Pedrosa, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, em Soldadura
- Rui Martins, do CENFIM – Trofa, em Controlo Industrial
- Luka Zandarashvili e Pedro Pereira, do CINEL em Robótica Móvel
- Carla Ribeiro, do Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão, em Estética
- Beatriz Soares, do MODATEX, em Tecnologias da Moda
- Daniel Stelmach, do CEPRA, em Mecatrónica Automóvel
- Filipa Coelho, da Escola Profissional da Praia da Vitória – Açores, em Cozinha
- Francisco Campos, do CENFIM – Porto, em Refrigeração e Ar Condicionado
- Paulo Ferreira, da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, em Gestão de Redes
A equipa integra ainda dois participantes em duas competições paralelas:
- Manuel Barros, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Sintra, em Operação com Drones (na competição Future Skills)
- Selma Silva, do CEARTE, em Serviço de Mesa e Bar (na competição Junior Skills)
Para além destes 16 jovens, a equipa portuguesa é composta por 16 jurados, um em cada uma das profissoes acima listadas, contando ainda com jurados nas profissoes de Eletrónica e de Receção Hoteleira, que, pela primeira vez, integra o rol de profissões de um campeonato mundial.
À sua chegada a Kazan, Paulo Feliciano, Vice-presidente do IEFP e Delegado Oficial da WorldSkills Portugal, referiu ter ficado com “uma primeira impressão muito positiva do ponto de vista da organização. É bastante impressivo o que viémos encontrar. Não só em termos de escala, também de profissionalismo e de rigor na organização da competição, pelo que as expetativas, no que respeita à competição, são as melhores“. Quanto a expetativas relativamente à prestação da equipa portuguesa, Paulo Feliciano refere “A equipa fez uma preparação muito exigente. Houve muita dedicação nas semanas de preparação que organizámos e estamos seguros de que todos vão dar o seu melhor e fazer um bom trabalho. Temos a esperanca de que que isso possa ter algum reflexo nos resultados.”
As provas terminam a 26 de agosto, com os vencedores a serem anunciados na Cerimónia de Encerramento no dia 27, no Kazan Arena Stadium.