WorldSkills Shanghai 2026 lança o programa One School One Member e aproxima jovens talentos de todo o mundo

Durante a Semana de Preparação para a Competição, o WorldSkills Shanghai 2026 deu mais um passo na promoção das competências e do diálogo intercultural com o lançamento do programa One School One Member, uma iniciativa que liga 62 escolas da região do Delta do Rio Yangtzé aos países membros da WorldSkills.

Pensado como um verdadeiro programa de intercâmbio cultural, o One School One Member oferece aos estudantes da cidade anfitriã a oportunidade de conhecer de perto a WorldSkills, as profissões em competição e os jovens talentos que vão marcar presença no maior campeonato mundial de competências profissionais.

Em setembro, antes do início das provas, cada delegação internacional será recebida na respetiva escola parceira. Esperam-se momentos de partilha únicos, com demonstrações das profissões em que cada país concorre, troca de experiências culturais e um diálogo próximo entre jovens de diferentes partes do mundo. Nos dias seguintes, representantes das escolas visitarão a competição, reforçando uma relação viva e bidirecional entre escolas e equipas.

O lançamento do programa contou com a presença de vários responsáveis da organização do WorldSkills Shanghai 2026, entre os quais Francis Hourant, Presidente da WorldSkills; Yang Jiaying, Diretora-Geral Executiva Adjunta do Gabinete Executivo do WorldSkills Shanghai 2026; e Rachel Crawford, uma das jovens representantes do WorldSkills Champions Trust.

Na sua intervenção, Yang Jiaying sublinhou que a próxima fase do programa aposta numa interação regular entre as equipas e as escolas parceiras, assumindo-se como uma verdadeira ponte entre escolas, empresas e outros parceiros estratégicos, com o objetivo de valorizar as competências e os profissionais qualificados.

Rachel Crawford, ex-concorrente da WorldSkills, destacou o impacto da experiência: “Vivemos uma experiência fantástica, que nos permitiu compreender de forma profunda o sistema de formação profissional de Xangai. Foi, verdadeiramente, uma experiência enriquecedora.”

Portugal marcou presença neste momento através do coordenador da WorldSkills Portugal, Gustavo Seia, do Delegado Técnico Vasco Vaz e do Delegado Técnico Assistente Joaquim Nogueiro. A delegação portuguesa foi emparelhada com a Shanghai Science Technology & Management School, que irá receber a equipa nacional de concorrentes no próximo mês de setembro.

A iniciativa contou, ainda, com a presença da Cônsul-Geral de Portugal em Xangai, Sílvia Inácio, que deixou palavras de entusiasmo: “Estamos ansiosos por receber a equipa portuguesa. Acredito que vai ser uma experiência inesquecível e que vai acrescentar muito a cada um.”

A diplomata sublinhou ainda o contexto da cidade anfitriã: “Xangai é uma cidade vibrante, onde a formação profissional é muito valorizada – uma sociedade altamente eficiente, focada em resultados e onde as competências profissionais são determinantes.”

A 48.ª edição do Campeonato do Mundo das Profissões – WorldSkills Competition realiza-se em Xangai, de 22 a 27 de setembro de 2026, no maior centro de eventos do mundo, o National Exhibition and Convention Centre. O evento reunirá 1.400 concorrentes de 70 países, em 64 profissões, integrando ainda a WorldSkills Expo e a WorldSkills Conference 2026.

Portugal participa com 11 concorrentes, em 8 profissões, levando ao mundo o talento, a excelência e a ambição da formação profissional portuguesa.