PORTUGUESES CONQUISTAM MEDALHAS DE OURO E DE PRATA NO CAMPEONATO DO MUNDO DAS PROFISSÕES

João Teixeira, do CENFIM de Ermesinde e Samuel Santos, formado em Cozinha pela INSIGNARE – Escola Profissional de Ourém, e apoiado, no Campeonato do Mundo, pelo IEFP de Santarém, conquistaram a medalha de ouro no WorldSkills Competition 2022 Special Edition, nas profissões de Desenho Industrial – CAD e de Cozinha, respetivamente.

Por sua vez, Hugo Geraldo, do CENFIM do Porto, sagrou-se vice-campeão mundial ao conquistar a medalha de prata na profissão de Refrigeração e Ar Condicionado.

O percurso de sucesso destes jovens começou a desenhar-se em 2020, quando participaram no Campeonato Nacional das Profissões, em Setúbal e asseguraram o seu lugar na equipa da WorldSkills Portugal.

João Teixeira é atualmente estudante de Engenharia Mecânica, no Instituto Superior de Engenharia do Porto e concluiu recentemente uma especialização tecnológica em Mecatrónica no CENFIM de Ermesinde. Antes desta vitória no campeonato do mundo, já havia conquistado a medalha de ouro no EuroSkills 2021, campeonato europeu das profissões, em Graz, na Áustria. Com 22 anos, alcançou, assim, o feito de se sagrar campeão nacional, europeu e mundial na profissão de CAD.

Um dia cheguei ao CENFIM e vi um folheto da WorldSkills Portugal, a promover os campeonatos nacionais das profissões. Na foto estavam ex-concorrentes com a farda oficial e eu disse que ainda ia vestir aquele casaco vermelho. Hoje tenho-o vestido, com uma medalha de ouro ao pescoço. Ainda tenho esse folheto.” refere o João.

Samuel Santos é um exemplo de determinação. Tendo ficado em segundo lugar no campeonato nacional das profissões, manteve-se em preparação com o primeiro classificado, até ser selecionado para integrar a equipa que participou no campeonato europeu, onde conquistou uma medalha de excelência. Na altura ainda estava afeto à INSIGNARE, mas acabou por integrar a seleção portuguesa ao mundial com o apoio do IEFP de Santarém. Apesar dos obstáculos que encontrou pela frente, nomeadamente, a conciliação dos treinos com a vida profissional, nunca baixou os braços e investiu pessoalmente neste projeto.

Hugo Geraldo sempre primou pela sua consistência. Depois da vitória no campeonato nacional e da obtenção da medalha de excelência no campeonato europeu, subiu ao pódio do WorldSkills Competition 2022 Special Edition para receber a medalha de prata.

Nesta edição do campeonato do mundo, os nossos jovens competiram com os melhores do mundo nas suas profissões, e deixaram para trás países com forte tradição vencedora nestas áreas, demonstrando que a formação profissional em Portugal tem valor competitivo e promove o potencial de desenvolvimento de competências de excelência.

Neste campeonato participaram mais 10 concorrentes portugueses, tendo até aqui sido conquistados os seguintes prémios:

  • Medalha de Excelência na profissão de Mecatrónica Industrial – Rodrigo Costa e Mateus Silveira, do CENFIM de Torres Vedras
  • Medalha de Excelência na profissão de Soldadura – Pedro Ribeiro, da ATEC Palmela
  • Medalha de Excelência na profissão de Estética – Seomara Cabrita, do IEFP de Portimão
  • Medalha de Excelência na profissão de Cabeleireiro – Jéssica Bastos, do IEFP de Rio Meão

O último concorrente português a prestar provas é Edgar Monteiro na profissão de Controlo Industrial, de 24 a 26 de novembro, em Salzburgo, Áustria.

Após 2 anos atípicos de preparação e de treinos, com uma pandemia pelo meio e sucessivos adiamentos de competições, esta equipa conseguiu concluir, de forma justa e digna, o ciclo que teve início em 2020, com a tão desejada participação no campeonato do mundo.

Esta edição especial do campeonato do mundo das profissões, promovida pela WorldSkills Internacional, uma organização mundial que integra 85 países, foi a resposta dos países membros ao cancelamento do WorldSkills Shanghai 2022.

Mais uma vez, esta comunidade global deu provas do seu empenhamento e comprometimento, provando que o lema da WorldSkills é muito mais do que uma frase e que as competências podem, de facto, mudar o mundo.

O resultado deste trabalho colaborativo, num tão curto espaço de tempo, foi a organização de campeonatos das profissões em vários países. De uma forma coletiva, estes campeonatos receberam o nome de WorldSkills Competition 2022 Special Edition, e nele participaram cerca de 1.100 concorrentes oriundos de 60 países.

As competições decorrem em 26 cidades de 15 países, entre setembro e novembro de 2022.

Apesar de apresentar características diferentes, face às edições anteriores, o WorldSkills Competition 2022 Special Edition reflete o melhor da comunidade global da WorldSkills – adaptabilidade e determinação em promover a excelência das vias profissionalizantes.

Esta edição especial do Campeonato do Mundo encerra, literalmente, com chave de ouro o ciclo 2020/2022, estando já em curso as etapas de seleção de concorrentes para o próximo Campeonato Nacional das Profissões, o SkillsPortugal Portimão 2023.

Os jovens medalhados nesta etapa nacional, poderão vir a representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2023 em Gdánsk, na Polónia e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em setembro de 2024.

Portugal, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, IP), é membro fundador da WorldSkills International e da WorldSkills Europe, estando representado nas Assembleias-Gerais, nos Comités Estratégicos e Técnicos das referidas organizações. Cabe ao IEFP, IP, através da WorldSkills Portugal, a promoção, organização, acompanhamento e realização de todas as atividades relacionadas com os campeonatos das profissões.

O POCH foi um parceiro fundamental, tendo financiado as escolas profissionais na sua participação.