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O esteticista trabalha, na maior parte dos casos, no setor comercial, oferecendo serviços especializados, tratamentos e conselhos para a pele, cuidados com o corpo, massagem e maquilhagem a clientes individuais. Este profissional tem uma responsabilidade contínua de trabalhar profissional e interactivamente com o cliente. O esteticismo está intimamente associado a outras partes do setor dos serviços, como cabeleireiro, moda e meios de comunicação.

O esteticismo tem um importante papel terapêutico no apoio à auto-estima e confiança do indivíduo, podendo também ajudar a minorar os efeitos de doenças e, eventualmente, maximizar a própria recuperação.

O esteticista trabalha em diversos ambientes, incluindo salões grandes ou pequenos centros de lazer e organizações relacionadas com a saúde. Os serviços e tratamentos especializados oferecidos pelo esteticista dizem respeito ao rosto, corpo, pés, mãos e unhas, podendo especializar-se, por exemplo, em manicura ou pedicura. Independentemente disso, a organização do trabalho e gestão, atitude profissional, atendimento ao cliente e as relações são os atributos universais do esteticista de excelência.

Todas estas componentes da profissão estão bem patentes em contexto de competição, como se pode ver por este vídeo.

 

A concorrente que vai representar Portugal no EuroSkills, Budapeste 2018 é Carla Ribeiro, de 21 anos. Vamos conhecê-la um pouco melhor.

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O Soldador é o profissional que efetua a soldadura de conjuntos, estruturas e tubagens metálicas,

utilizando os equipamentos e as ferramentas adequados, de acordo com as instruções técnicas e cumprindo as exigências de qualidade expressas nas normas e códigos específicos da atividade e

respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

Em contexto de competição é isto que acontece numa prova de soldadura.

 

O concorrente nesta profissão é André Pedrosa, de 20 anos, que atualmente trabalha na área da soldadura na empresa ANR – Armindo Ruivo & Filhos Lda., onde a WorldSkills Portugal se encontrou com ele para uma breve conversa.

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O Técnico de Eletromecânica Industrial é o profissional que desenvolve as atividades relacionadas com a instalação, regulação, programação, manutenção, reparação e ensaio, em equipamentos industriais e respetivos componentes ou sistemas mecânicos, elétricos, eletromecânicos, pneumáticos, hidráulicos e de automação de acordo com as especificações técnicas de segurança e qualidade definidas.

Numa prova internacional é este o ambiente que se vive.

O concorrente nesta profissão é Rui Martins, de 18 anos, oriundo do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, núcleo da Trofa.

Nós estivemos à conversa com ele.

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Decorre, de 2 a 7 de setembro, no IEFP – Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, o segundo estágio da seleção de 20 jovens que vai representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, o EuroSkills Budapeste 2018.

Esta representação está a ser preparada de forma intensa, pelas diversas entidades formadoras de origem dos concorrentes, mas também pela WorldSkills Portugal, através de 2 semanas de preparação/estágios onde os concorrentes e os respetivos jurados e preparadores ficam em regime de internato.

Esta 2.ª semana de preparação segue o mesmo modelo de desenvolvimento da que já se realizou no Porto no início do mês de julho, podendo as provas ser visitadas pelo público em geral, acompanhando ao vivo os concorrentes a executarem tarefas desenvolvidas com base nos descritivos técnicos da WorldSkills Internacional. Estas provas são depois avaliadas pelos jurados, simulando o mais fielmente possível a pressão, as etapas e os procedimentos observados em contexto de uma competição europeia.

Paralelamente, no dia 5 de setembro, decorrerão 2 workshops com as seguintes temáticas:

[para inscrição consulte a informação disponível no fim deste artigo]

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O papel do Rececionista de Hotel é de extrema importância para os estabelecimentos hoteleiros.

Na área da receção hoteleira, os hóspedes recebem a primeira e a ultima impressão da unidade hoteleira. Este é o lugar onde a comunicação primária com a equipa do hotel é estabelecida. A qualidade, cortesia e rapidez do serviço podem fazer uma grande diferença, positiva ou negativamente, para o relacionamento do hóspede com o hotel e a sua satisfação durante a sua estadia. Isso, por sua vez, afeta a reputação do hotel e repetição do mesmo.

O rececionista de hotel trabalha principalmente na receção do hotel. Os rececionistas de hotel precisam de utilizar uma vasta gama de competências continuamente. Estes podem incluir o conhecimento da informação turística local e geral, o bom inglês verbal e escrito, a alfabetização informática, as boas maneiras e conduta e preparação, excelentes competências comunicativas e sociais, resolução de problemas, competência com números e manipulação de dinheiro, bem como a aplicação de procedimentos para reservas, serviços ao cliente antes, durante e depois da sua estadia. Se o rececionista de hotel possuir essas qualidades e as souber usar bem, o âmbito para a promoção e mobilidade é grande. Esta é uma ocupação verdadeiramente internacional e global numa parte aberta e fluida do sector da hotelaria e turismo.

A concorrente nesta profissão é Tânia Alves, de 22 anos, que termina hoje, dia 28 de agosto, um estágio no Hotel FonteCruz, em Lisboa. A Tânia chegou até aqui depois de ter frequentado um curso de aprendizagem no Centro de Emprego e Formação Profissional de Sintra.

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